Missão Comércio Empresarial realizada pela CDL é considerada um sucesso

atualizado em: 01/09/2023

Missão Comércio Empresarial realizada pela CDL é considerada um sucesso

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas realizou, no mês de agosto, uma Missão Comercial Empresarial no Centro do País. Um grupo formado por membros da diretoria da entidade, associados e consultores participou de uma missão de benchmarking com o objetivo de conhecer práticas de outras empresas do mesmo segmento, localizadas em um ambiente diferente, com realidades e históricos diferentes, além de conhecer mais sobre as iniciativas e possibilidades ligadas ao poder público nacional. O resultado são vivências,  práticas e inspiração que estão sendo trazidas pelos empresários e pela entidade, além da valorização das boas ações realizadas por aqui pelos negócios e pela CDL.

A presidente da CDL, Natália Debarba, considera que foram dias muito produtivos e de aprendizados. “Temos a ideia de que em Brasília só se fala em governo, em política, mas não. É uma cidade planejada, bem estruturada, cheia de história e que nos recebeu tão bem. Tivemos a oportunidade de conhecer a CDL do Distrito Federal, a qual nos apresentou seus serviços e processos e da mesma forma nós apresentamos nossas ideias e benefícios pra eles. Visitamos também nossa CNDL, que representa todas as CDL’s a nível nacional, onde entendemos ainda mais sobre nosso sistema e ficamos felizes com a representatividade que temos perante aos órgãos públicos e a imprensa, a nível nacional”, conta. Ela destaca a troca de experiências e ideias como um ponto alto e celebra as coisas boas que a CDL nos dois municípios que representa. “Nessa Missão podemos perceber o quanto nós realizamos enquanto entidade, quantos serviços que temos e também saber que podemos realizar ainda mais, trazendo novos serviços, novos benefícios. Já estamos nos preparando para realizar novas missões com o intuito de oportunizar novas experiências aos associados. Participe conosco”, convida.

Participantes satisfeitos e inspirados

“Eu chamaria a experiência de fantástica. Nos proporcionou uma abertura de horizontes muito grande. Como profissional da área da contabilidade foi muito importante visitar as entidades e órgãos pois me trouxe muito conhecimento. Foi uma viagem organizada, inovadora, divertida e com muito conhecimento. O comando do Marcio Staut e todas as pessoas que fizeram parte, com energia boa. Pude ver a CDL por outro ângulo, ver como pode crescer, ver as pessoas da nossa CDL com muita propriedade, deu orgulho delas. Nossa comitiva foi muito bem recebida em todos os lugares que foi. Além do conhecimento e percepção de onde nosso país é comandado, baixei a guarda pro meu olhar crítico, de contadora, político. É onde o coração do Brasil funciona, vi de forma mais próxima como funciona por dentro os órgãos. Iria de novo e quero seguir fazendo parte”, declara Valkiria Lagunes, da Diferencial Contabilidade e Negócios.

Gostei da experiência e foi muito bom pra mim. Trouxe na bagagem experiências sobre gestão e conhecimento sobre a história, principalmente de Brasília, que encanta. A missão é muito válida pela troca de informações. Gostei muito de conhecer o projeto da mesa conciliadora, o que ainda é uma realidade muito distante pra nós. Lá, de um lado tem o advogado dos sindicatos dos trabalhadores e do outro empresarial, organizando os direitos e deveres dos dois lados, com um peso judicial, onde em uma conversa se resolvem as questões. Visitar à Área 44 (cinturão da moda) também foi ótimo por ver o estímulo do governo junto com o comprometimento das empresas para fazer dar certo, pois aqueceu o mercado, principalmente norte e nordeste. Tem pesquisa de moda, criação para empresas e a venda. Vejo que tem evoluções a serem feitas, mas o polo tem muito potencial. Poderíamos ter um polo assim, para calçados ou outras áreas, aumentando a competitividade do produto e trazendo lojistas a nível Brasil”, conta Roberto Sander, da Bob Signs Comunicação Visual.

Roteiro planejado

A missão passou por Goiás e Distrito Federal, com visitas a empresas e organizações com o objetivo de entender como funcionam as coisas no planalto central e região central do país, com clima e costumes diferentes. Foi possível colher informações, entender as práticas e o desafio agora é aplicar nos negócios. O roteiro incluiu a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL do Distrito Federal, o Sindivarejista, Embratur, Congresso Nacional, além de shoppings, centros comerciais, lojas e a região da Área 44.

Confira como nas nossas redes sociais: