Festival de cerveja artesanal, gastronômico e cultural movimentou Igrejinha

atualizado em: 04/04/2023

Festival de cerveja artesanal, gastronômico e cultural movimentou Igrejinha

 

Os apaixonados por cerveja, boa comida e música aproveitaram muito a programação dos dias 24, 25 e 26 de março no Parque de Eventos Almiro Grings. O 3º Festival de Cerveja Artesanal e o 4º Festival Gastronômico e Cultural de Igrejinha contou com muita animação e proporcionou mais de 30 horas de vivências aos participantes. Estiveram presentes 20 cervejarias de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, 11 espaços gastronômicos e ainda 15 atrações musicais. Uma programação para toda a família e que abraçou os visitantes, que atenderam o convite e prestigiaram em bom número durante todo o tempo.

O evento, que é promovido através de uma parceria entre a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Igrejinha (Acervai) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas (CDL), foi avaliado de forma muito positiva pela organização, superando as expectativas e os números da edição anterior. Neste ano, duas atrações paralelas também surpreenderam o público: o 1º encontro de Kombis e Motorhome e o voo cativo de balão (subida de 30 metros), através da Trip Balonismo.

Nos três dias de eventos, foram consumidos cerca de 7.800 litros de cervejas. O presidente da Acervai, Laércio Raymundo, registra que o Festival atende o seu principal objetivo de fomentar o setor cervejeiro e atrair o público para esta cultura. “O evento atingiu o objetivo de dar ao público uma experiência diferenciada nos mais variados estilos de cerveja em um ambiente que preparamos visando a satisfação, deixando os visitantes ansiosos pela a próxima edição. Já temos algumas ideias e sugestões para dar início ao planejamento e fazer um festival ainda maior, com a mesma qualidade que oferecemos em todas as edições”, projeta. Para a presidente da CDL, entidade responsável pela parte gastronômica, o evento vai de encontro ao propósito da entidade, que é o de impulsionar os associados. “O Festival proporciona ao associado a prospecção do negócio, aproximação com o público e permite mostrar uma parte do seu produto e do seu cardápio”, destaca. Para ela, um dos pontos altos desta edição foi o apoio recebido pelo poder público e empresas, que abraçaram o evento. “Tivemos bastante patrocinadores que acreditaram no evento e desejam mostrar sua marca lá para um público que comprou muito bem a ideia do Festival! Uma alegria a nós da CDL em participar deste evento, agregando valor ao associado e a comunidade”, registra.

No que compete à gastronomia, a edição de 2023 alcançou um crescimento de cerca de 15% na venda dos pratos em relação ao ano anterior. "Avaliamos de forma positiva a venda de alimentos e superamos o ano passado. Este ano, além dos lanches, tivemos também o espaço do restaurante, que agregou às opções de alimentação e que deve seguir no próximo ano. No espaço de convivência, utilizamos toalhas impermeáveis, que garantiram muito mais limpeza e comodidade, sendo aprovado pelo público”, avalia o vice-presidente da CDL, Anderson Ritter. Já o vice-presidente da Acervai, Darnei Stein, considera que o Festival é uma importante vitrine para os cervejeiros apresentarem a sua marca e seu produto. Na lista de cervejarias presentes, algumas retornaram ao evento e outras estiveram pela primeira vez. “Acredito que um dos pontos altos do evento é a possibilidade de difundir a cerveja artesanal, além da pilsen tradicional, permitindo ao público provar outros estilos. A Catharina Sour foi um dos destaques com grande aceitação do público, especialmente o feminino. A variedade de Ipa também chamou atenção e teve uma demanda maior desse nesta edição, trazendo várias opções com diferentes graduações alcoólicas e diferentes nuances de uso de malte e lúpulo”, pontua.

No palco cultural, diferentes ritmos animaram o público, do jazz ao rock, do sertanejo ao baile. Sogro Inglês, Red Hot Chilli Peppers Cover, Banda 80 Bits, Felipe e Maxwell, Banda 10, The Silva Brothers, Oficial BR Tributo a Charlie Brown Jr., Jazz Cinnamon, Rock de Galpão, Patos de Barba, Franco, Amber Ale, Barbarella, Alemão Ronaldo e Tributo a Tim Maia (com Tonho Crocco no vocal). Os restaurantes e lancherias que marcaram presença foram: A la Minute, Bahnove, Bar da Stier, Bistrô da Pati, Casa do Pastel, KKB, Rodrigo Fagundes, Sabor Caliente, Tribus, Wasen Bier e Xis do Vini. Já as cervejarias que estiveram presentes foram: Adoma, Brüllaffe, Brummers, Danken, Eich Benck, Fat Bull, Felsens, Green Head, Grota, Grunberg, Hunsruck, Imigração Insurreição, KKB, Koisa Nostra, Old Castle, Roleta, Salvador, Stier e Viking.

Voltar
Converse via Whatsapp

Copyright © 2024 | Desenvolvimento: