Empresas de Igrejinha e Três Coroas participam de treinamento para área Gastronômica com subsídio da CDL e Sebrae

atualizado em: 28/02/2023

Para se aprimorar na qualidade e variedade de alimentos servidos, no atendimento e na administração dos negócios, empresas associadas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas participaram de um Treinamento em Gastronomia promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em três encontros, representantes de 15 empreendimentos localizados em Igrejinha e Três Coroas puderam se desenvolver conhecimentos e habilidades e tornar seus estabelecimentos ainda melhores.

A oportunidade contou com subsídio da CDL de Igrejinha e Três Coroas juntamente com o Sebrae, em aulas realizadas no polo de Canela. Foram três dias onde os participantes puderam conhecer possibilidades de melhorias para seu negócio, aprender técnicas para precificação e segurança alimentar, além da harmonização com cervejas e outras informações importantes.

Muito além do setor varejista, a CDL de Igrejinha e Três Coroas tem empresas de diferentes áreas de atuação, inclusive serviços e indústria, em seu quadro associativo. Empreendimentos do setor de gastronomia também podem se associar à entidade e, por isso, sentiu-se a necessidade de investir também em formações nesta área sendo apoiadas pela CDL. Este foi o primeiro curso na área apoiado pela entidade, confirmando a valorização que a mesma dá a esta importante e potencial área.

Quem participou do treinamento, aprovou. É o caso da chef de cozinha do Bistrô Filler, de Três Coroas, Cleusa da Silva Prado. “Foi um grande aprendizado, muito além do que eu imaginava. Foi o meu primeiro curso na área de gastronomia. Eu sempre amei cozinhar e foi muito importante  para o meu trabalho”, explica.

O sócio-proprietário da Tribu's e André Dú Dog, André Nunes, diz que já está implementando alguns dos ensinamentos nos seus negócios e que, gradativamente, outros serão implementados. “Foi um curso espetacular. Já na primeira aula, saí de lá com uma vontade enorme de, já no dia seguinte, colocar tudo em prática”, relembra. Ele pontua ainda a importância do treinamento para o 3º Festival de Cerveja Artesanal e o 4º Festival Gastronômico e Cultural de Igrejinha (que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março) e no qual estará comercializando um prato especial criado para o evento. “Temos um festival de referência pela frente, que cresce a cada edição e não podemos fazer menos que nas passadas. Uma vez que foi depositada em nós essa responsabilidade, ficamos no compromisso de buscar aquilo que se enquadra na proposta do evento e que ainda seja de aceitação do público, que é variado e de um gosto extremo. Nossa cidade já tem uma gastronomia que é ótima de ponta a ponta, o que nos deixa na obrigação de fazer bonito nesse evento”, destaca.