03 dicas para vender mais no Dia das Mães

atualizado em: 03/05/2021

03 dicas para vender mais no Dia das Mães

No próximo domingo, 09, ocorrerá o Dia das Mães, considerada a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano para o varejo – perde apenas para o Natal –, em termos de faturamento. Apesar da proximidade, os comerciantes ainda têm tempo e motivos de sobra para aproveitar o Dia das Mães 2021 e vender seus produtos e serviços. Pesquisa divulgada na última semana revela que 77% dos consumidores brasileiros devem realizar pelo menos uma compra no período. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 123 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços. Isso não deve ser diferente em Igrejinha e Três Coroas, onde a data também é significativa para os comerciantes.

Os dados são de levantamento Intenção de Compras para o Dia das Mães 2021, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

Dicas para faturar com o Dia das Mães

A equipe da Ozllo, marketplace de peças e acessórios, compartilhou em entrevista para a CNDL, três estratégias que utiliza para faturar com a data comemorativa. Aplicando estas dicas em seu negócio, é possível também alavancar bons negócios e aumentar o faturamento nesta semana da data. Confira:

1) Definindo as ações promocionais

É preciso estar muito próximo dos consumidores para entender o que buscam em termos de ticket médio. Além disso, é necessário avaliar os resultados das últimas datas comemorativas ao longo da pandemia, e a partir disso definir as ações promocionais para o Dia das Mães 2021. Identifique os itens com maior pré-disposição de consumo, defina um ticket um pouco mais alto e outro menor e divulgue o mix de produtos na loja virtual e demais canais de comunicação da empresa. Crie uma sessão específica para o Dia das Mães, facilitando a vida do cliente – tanto na loja quanto no site. Quanto mais claro para o cliente estiver, melhor.

2) Invista em personalização e explore o caráter emotivo da data

Personalize as embalagens, a decoração/layout e a comunicação, explorando o caráter emotivo da data. A ideia é fazer algo diferente para agregar valor ao presente. Diferente de outros anos em que os consumidores podem compor um presente, comprar alguma coisa, escrever uma carta e fazer uma embalagem especial, este ano com o distanciamento social talvez muitos deles nem poderão passar o dia com as suas mães, e com isso, a lembrança pode ser que tenha que ser entregue direto para a casa da presenteada pela própria loja. Então, é importante investir em um lado mais sentimental e na personalização. Esta é também uma estratégia de aproximação com o público e de engajamento.

3) Divulguem muito

Reforce, em todos os canais de comunicação, que a sua loja tem opções de presentes para todos os tipos de mães e bolsos. Torne-se uma referência para a aquisição de presentes de Dia das Mães. Nem toda empresa deixa claro que é um bom destino para quem precisa presentear as mães. Por isso, em todos os locais possíveis é preciso comunicar que a loja tem presentes para a mão: vitrine, WhatsApp, redes sociais, panfletos... Quanto mais mostrar que tem opções, fazer uma divulgação sólida, investir em marketing digital, publicar o nome dos produtos e fazer ações de tráfego pago, melhores serão os resultados da sua campanha sazonal de Dia das Mães.

*Com informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).