Março foi marcado reuniões e articulações sobre o fechamento do comércio

atualizado em: 29/03/2021

Março foi marcado reuniões e articulações sobre o fechamento do comércio

 

Desde que o governo do Rio Grande do Sul colocou todo o Estado em Bandeira Preta na classificação do Distanciamento Controlado e restringiu ainda mais o comércio e serviços, entidades de classe têm dialogado e criado ações para ajudar o setor. Ao longo do mês de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas participou de diversas reuniões e encontros buscando iniciativas e ações que permitissem a volta nos atendimentos e soluções para o problema do fechamento. Em destaque, três destes encontros:

 

Reuniões com outras CDL’s

No dia 05 de março, representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas dos vales do Sinos e Paranhana mobilizaram a categoria para formular um documento solicitando a continuidade das atividades econômicas na Região, mesmo que com protocolos mais rígidos. O documento contou com propostas embasadas em levantamentos dos impactos causados pelo fechamento em 2020 e foi entregue ao Governador do Estado, Eduardo Leite.

 

Representação junto ao setor de alimentação

Além do comércio, a entidade é diretamente ao ligada a área da gastronomia, também bastante afetada com os decretos estaduais. Por isso, no dia 12, a CDL se reuniu de forma virtual com associados que são do ramo da alimentação para buscar estratégias e entender de que forma poderia auxiliá-los neste momento. Uma pauta com ideias e sugestões foi levantada e encaminhada através de ofício aos órgãos competentes para a flexibilização dos protocolos. Uma das medidas tomadas pela entidade foi a articulação de uma reunião com o executivo municipal de Igrejinha, juntamente com representantes da classe, realizada no dia 26, para tratar das demandas e necessidades do setor.

 

 

Articulação estadual com a Casa Civil

No dia 19, o presidente da entidade participou de um encontro online com o Secretário da Casa Civil Artur Lemos e o Deputado Estadual Dalciso Oliveira. A proposta da reunião era colocar posicionamento da entidade, representando toda a área do comércio, serviços e gastronomia e buscar alternativas para flexibilização dos protocolos para a prática de atividades.

 

Contato constante com prefeituras

A entidade também segue alinhada com os prefeitos das duas cidades, compartilhando suas necessidades e percepções e auxiliando na tomada de decisões locais. A entidade atribui também a essas articulações o entendimento do poder executivo em não determinar medidas ainda mais restritivas que as estaduais. Os dois prefeitos se posicionaram contra um lockdown em reunião com outras lideranças regionais.

 

Voltar
Converse via Whatsapp

Copyright © 2024 | Desenvolvimento: