Home Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Antes de entrar em contato conosco,
veja se sua dúvida não está listada abaixo.


Atendimento ao consumidor

- Em caso de falecimento do devedor/consumidor, como proceder?

- Qual a melhor forma de um associado orientar seus clientes/consumidores, quanto às informações mantidas no serviço de proteção ao crédito?
- Uma pessoa que não o próprio consumidor, pode solicitar consulta em nome de alguém?

Cancelamento de registros

- Quais as situações que poderão levar ao cancelamento do registro de imediato?
- Qual o prazo existente para que seja feito o cancelamento de registros?

Comunicação prévia – Carta de aviso ao consumidor

- A comunicação prévia / carta sobre a inclusão do registro é obrigatória?
- E quando a carta enviada ao consumidor é devolvida? O registro pode ser incluído ou deve ser cancelado?

Filiação de Associados

- É possível aceitar filiação de IMOBILIÁRIA? Se afirmativo, a mesma poderá efetuar inclusão de registro?

Registros de débito

- Imobiliária – Se um inquilino ficou devendo apenas uma conta de energia elétrica, posso apontá-lo no SPC?

- É possível registrar débitos de pessoa falecida?

- É possível registrar um débito, oriundo de uma pessoa analfabeta?

- É possível registrar uma pessoa que esteja mantida presa, cumprindo pena em regime fechado?

- É possível registrar venda feita com cupom fiscal?

- A partir de quando ou qual é o prazo mínimo para fazer uma inclusão?

- O associado tem responsabilidades quanto aos registros inclusos por sua empresa?

- O que pode ser incluído no banco de dados do SPC?

- Qual é a idade máxima permitida para efeito de registro?

- Qual é a idade mínima permitida para efeito de registro?